
A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está convocando as gestantes e crianças entre seis meses e 5 anos incompletos para que compareçam aos postos de saúde para tomar vacina contra a gripe e, em caso de já terem sido imunizadas, que levem carteirinha para atualização do sistema. Até o momento, o Município já vacinou 81,2% dos pacientes, mas os dois grupos estão entre os que registraram menor adesão à Campanha de Vacinação.
“Temos destacado desde o início da Campanha o quão importante é tomar a vacina e se prevenir, já que a gripe, em alguns casos, pode matar. No entanto, em alguns grupos, como das gestantes e também das crianças, notamos uma adesão abaixo do esperado. Acreditamos que estes pacientes já tenham sido imunizados na rede privada, por isso pedimos às gestantes e às mães das crianças que levem a carteirinha no posto de saúde mais próximo de sua casa para que possamos atualizar nosso cadastro”, explicou o secretário de Saúde, Sérgio Molina.
Segundo ele, quando a imunização é feita na rede privada, o cadastro do paciente fica em aberto na rede pública de saúde. “É de extrema importância que o paciente faça esta atualização na UBS, para que tenhamos maior controle da saúde destas pessoas”, continuou.
O secretário destacou ainda que pacientes que integram os grupos prioritários e que ainda não foram imunizados devem comparecer o mais breve possível a uma das cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade para ser vacinado. “Contamos com a colaboração de todos, é uma questão de prevenção à saúde”, disse.
VACINAÇÃO – Balanço da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa aponta que na cidade já foram imunizados 8.065 pacientes, o equivalente a 81,2% da meta. Já foram vacinados 4.850 idosos (84,76% do total previsto), 74 puérperas (82,22%), 2.256 crianças (75,01%) e 275 gestantes (50%).
No último dia 20, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Gripe com o objetivo de aumentar o índice de cobertura dos pacientes da cidade. Segundo Molina, a imunização segue sendo feita exclusivamente a pacientes que integram os grupos prioritários.
A vacinação é feita nas cinco UBSs de Nova Odessa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h. A cidade conta, até o momento, com 16 notificações da doença, sendo um caso já negativado e os demais aguardando resultados do instituto Adolfo Lutz.
GRUPOS DE RISCO:
* crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias;
* gestantes;
* puérperas (até 45 dias após o parto);
* profissionais da saúde – com apresentação de documento que comprove exercício da profissão e em atividade;
* pessoas a partir dos 60 anos;
* portadores de doenças crônicas, desde que apresentem prescrição médica (receita) ou carta do médico
SERVIÇO
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
Confira os endereços dos postos de vacinação:
UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro
UBS 2: Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge
UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 – Jardim São Manoel
UBS 4: Rua Louis Francescon, 65 – Jardim São Francisco
UBS 5: Rua das Imbuias, 65 – Jardim Alvorada
Foto: Osnei Réstio
Cristiani Custódio
Diretoria de Comunicação
(19) 3466-9188 | 99822-9375
Prefeitura Municipal de Nova Odessa