“Faça Bonito – proteja crianças e adolescentes.” Com este slogan, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Nova Odessa realizou na última quarta-feira, dia 18, uma ação de conscientização contra o abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes. A mobilização aconteceu no Centro e também em diversos setores da Prefeitura.
Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído em 1998 e marca a luta pelos direitos humanos no território brasileiro. A data tem o objetivo de manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas crianças e adolescentes.
Durante a ação em Nova Odessa, a equipe do Creas distribuiu panfletos com informações sobre o abuso e violência sexual e orientações sobre como proceder para garantir os diretos das crianças e adolescentes no semáforo da Rua Carlos Botelho e também no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Atendimento Social), entidade Casulo, Conselho Tutelar, Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, Fundo Social de Solidariedade, Diretoria de Promoção Social e Secretaria de Educação, entre outros setores.
“É muito importante que, ao saber de um caso de abuso ou exploração sexual, a pessoa faça a denúncia. Somente assim poderemos chegar ao alcance destas crianças e adolescentes vítimas de abuso ou negligência e dar todo amparo que necessitam”, disse a coordenadora do Creas, Patrícia Cristina Pereira.
Ela destacou que a maior parte dos casos de abuso são praticados por pessoas ligadas diretamente às vítimas e sobre as quais exercem alguma forma de poder ou de dependência.
MAIS AÇÕES - Além da ação realizada na última quarta-feira, o Creas realizará no dia 31 uma capacitação com profissionais que atuam com assistência social, proteção e atendimento especializado a famílias e moradores do município. Entre os assuntos a serem abordados estão violência doméstica, conceitos de violência sexual contra crianças e adolescentes, mitos e tabus que permeiam a violência sexual, entre outros temas.
Inaugurado no ano passado, o Creas tem como objetivo prevenir e combater a violação de direitos, oferecendo ações especializadas com equipe de orientação, proteção, acompanhamento psicossocial individualizado e/ou em grupo. O público-alvo são os idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes (especialmente as vítimas de abuso e exploração sexual) e suas famílias, bem como adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
O Creas funciona na Rua Aristeu Valente, 489, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30h. Casos de violações de direitos devem ser denunciados na unidade ou através do Disque 100. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3466-3635.
Foto: Osnei Réstio
Cristiani Custódio
Jornalista | MTB 41.321/SP
Diretoria de Comunicação